terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mitos e Verdades sobre formatação e desfragmentação do HD (Olhar Digital)


Se você usa um computador já deparou com expressões como formatar e desfragmentar? Saiba o que isso significa:

Formatar

Quando você compra um disco rigido, ele vem virgem e então é necessario criar locais para que os arquivos sejam arquivados facilmente e para que o disco possa rodar o sistema operacional, isso é a formatação. Mas os fabricantes de computadores já fazem isso. E por que aas pessoas querem formatar o disco um tempo depois? Simples, por que como tempo os dados ficam desorganizados no disco e necessário então formatar, principalmente se o usuário tiver pego algum vírus ou instalado e desinstalado vários programas.Mito ou Verdade: Formatar o HD varias vezes desgasta o disco? Isso não é mito mas nem uma verdade completa,como o disco é uma peça mecânica, há desgaste do contato da agulha com o disco, mas tarefas do dia-a-dia também vão desgastar o disco, como simplesmente abrindo ou salvando um arquivo , quando mais usar o disco mais ele vai ser desgastado.

Desfragmentar

Com o tempo os dados são fragmentados no disco, isso ocorre assim: por exemplo, você instala um programa, depois coloca mais arquivos no disco, e depois desinstala esse programa, ao salvar um novo arquivo ou instalar um novo programa, o disco vai ocupar esse espaço e depois ocupar outros espaços na frente, fragmentando o disco. Com o disco fragmentado, a agulha terá que trabalhar mais para ler os arquivos, aumentando o desgaste, o consumo de energia e fazendo a maquina ficar mais lenta. O Windows contem o desfragmentador de disco, esse programa junta os "pedaços" dos arquivos e deixa eles próximos, facilitando a leitura.

O ScanDisk

Esse é um outro softwere do Windows muito importante, ele procura setores defeituosos no HD e tenta corrigi-los, se isso não é possível ele " alerta" o sistema para não usar esses setores e evitar problemas de lentidão e perda de dados.

A restauração do sistema

Esse é um recurso do Windows, muito importante também, ele cria pontos de restauração no disco, com a imagem atual do registro do Windows, assim se ocorrer um problema,seja com o disco, com o softweres ou hardwere você podera retornar o sistema para um momento anterior, corrigindo os problemas.

A limpeza do registro do Windows

Para um bom desempenho do HD e do restante da maquina é importante limpar o registro do Windows, pois cada instalação e desinstalação coloca dados referentes a arquivo lá.Você pode fazer isso atravéz desse softwere : CCleaner.
(Fonte: Olhar Digital)

Veja a matéria em vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário