quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Apple faz evento sobre educação: lança novo iTunes U, iBooks 2 e pretende recriar os livros didáticos

   A Apple realizou hoje em Nova York um evento sobre educação. O executivo Phil Schiller fez as apresentações, que tratou apenas de software e parcerias, nenhum equipamento novo.

   A Apple reformulou o iTunes U , uma parte do iTunes onde são publicados vídeo aulas, agora o iTunes U tem um aplicativo dedicado para iOS, tendo hoje o maior racervo gratuito educacional do mundo, com mais de 1.000 universidades utilizando o recurso.

  Com um visual semelhante ao do iBooks, todos os cursos do usuários são reunidos em uma estante ou são vistos em lista. Eles contam com apresentações, detalhes sobre o instrutor e resumo de conteúdo programático. Além disso, professores podem usar uma área específica para enviar anotações e designar tarefas para os alunos. O novo aplicativo pode se comunicar com o iBooks, direcionando usuários para determinadas páginas em livros.Algumas instituições consagradas como MIT, Duke, Stanford e Yale já estão desenvolvendo programas-piloto para utilizar os recursos.

  O Aplicativo iTunes U pode ser baixando gratuitamente na App Store para dispositivos com iOS 5 ou superio.

  A Apple também está querendo recriar os livros didáticos. Schiller afirmou que o iPad mecheu muito com a educação, mas que ha dificuldades na implantação oficial dele no mundo educacional, por isto a Apple tem que fazer alguam coisa e uma delas é reinventando o mercado de livros-textos. A empresa criticou os problemas enfrentados por estudantes ao carregar livros: eles não tem portabilidade e durabilidade, pesam muito nas mochilas, não tem interatividade. A Apple anunciou o iBooks 2, que leva a experiência dos livros-texto ao iPad.A Apple também criou o programa,o iBooks Author, para facilitar a criação destes livros, qualquer um que tenha um  computador com MAC OS pode criar um livro para o iPad.

  O iBooks Author apesar de ser compatível apenas com Macs, é sim um software com muitos recursos para autores e professores . Ele aceita a importação de conteúdos já editorados em outros softwares, permitindo ainda a inclusão de widgets, códigos HTML, JavaScript e comunicação com banco de dados externo. OiBooks Author já está diponível na Mac  App Store, requer o OS X 10.7.2 ou superior.

Vídeo de apresentação dos novos textbooks:



(Dados de MacMagazine)

    O que acontece é que estamos falando de Estados Unidos e de escolas com alto poder aquisitivo, não teria por exemplo como implantar um sistema deste na rede pública de ensino brasileira, porque os equipamentos da Apple são bastante caros, além de outros fatores.

    Eu acho ótimo a iniciativa da Apple! Concordo totalmente com a empresa, a educação aliada a tecnlogia pode trazer muito beneficios, não que a educação tradicional seja ruim, mas a tecnologia pode trazer mais interatividade e até diversão para os alunos. A questão é que a Apple, outras empresas e governos precisam baratear custos, capacitar professores e alunos para as novas tecnologias e criar ferramentas de inclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário