sábado, 28 de janeiro de 2012

USP terá computador que custará 1 milhão de dólares

   O departamento de Departamento de Astronomia  da USP vai ganhar um aglomerado de computadores que terá um custo total de 1 milhão dólares aproximadamente voltado exclusivamente para pesquisas astronômicas, o equipamento foi adquirido com apoio da Fapesp e é composto por três torres (o que nós chamamos de CPU ou gabinete) do tamanho de geladeiras domésticas que juntas pesam três toneladas, o conjunto de computadores possui 2,3 mil núcleos de processamento (os chamados core).Já imaginou você jogando Call Of Duty, CS, Need ou algo que você curta num destes?

  O sistema possibilitará um aumento de 60 vezes na escala de processamento do Departamento aglomerado de computadores possibilitará aumentar o grau de realismo físico e rodar mais modelos matemáticos (simulações numéricas) utilizados para estudar os sistemas astronômicos, como estrelas, galáxias e meio interestelares.

  O supercomputador foi desenvolvido pela empresa GSI e é baseado em uma plataforma Blade Altix ICE 8400 com um processador AMD Opteron 6172, com 4,6 terabytes de memória. Vai aí um processor 2.300 core.

(Dados de Info Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário