domingo, 15 de agosto de 2010

15 de agosto é o dia da Informática

Hoje dia 15 de agosto é comemorado o dia da Informática, pois foi em 15 de agosto de 1946 que surgiu o Eniac, primeiro computador eletrônico.

Vamos então relembrar um pouco de história:

 O ENIAC
O ENIAC foi contruído para fazer calcúlos de precisao necessários para a balística na Segunda Guerra Mundial O computador pesava 30 toneladas, media 5,50 m de altura e 25 m de comprimento e ocupava 180 m² de área construída. A memória do ENIAC apenas permitia guardar 200 bits ele consumia 200 000 watts de potencia. (Fonte: Wikipedia)

O Primeiro microcomputador, o Apple II

  Em 1977, surgia o primeiro microcomputador, o Apple II, com teclado integrado e capaz de gerar gráficos coloridos.Parte da linguegem de programação dele foi desenvolvida pela Microsoft 

O IBM PC, o primeiro PC e o DOS

   O IBM PC foi o primeiro PC a usar a linguegem PC  (Personal Computer ) a Big Blue juntou vários engenheiros para desenvolver  o IBM PC. O computador precisava de um sistema operacional, a Microsoft já dizia ter um, mas na verdade eles ainda não tinham desenvolvido. Então a IBM contratou o DOS,  Bill Gates e seu parceiro, o programador Paul Allen, foram atrás da Seatlle Computer e adquiriram   o sistema QDOS  por  US$ 50 mil. A Microsoft deu uma mudada no sistema e criou o PC-DOS. O contrato previa pagar para Microsoft , entre 10 e 50 dólares por máquina vendida. Mas o sistema ainda era de propriedade da Microsoft que podia vender versões modificadas, o MS-DOS, que deu origem ao Windows 1.0, que tinha como seu principal concorrente o MAC OS, da Apple em 1985 e depois ao seu sucessores que fizeram sucesso na década de 90: Win 95 e 98 e 2001 chega o Windows XP, o sistema mais usado no mundo. Depois, acho que em 2005 ou 2006, chega o Windows Vista, um sistema que fez menos sucesso que o XP, mas trouxe uma interface gráfica inovadora. em outubro do ano passado chegou o Windows 7, a última versão do sistema operacional mais usado do mundo.

A Apple e o Macintosh, a revolução da música digital e dos smartphones


      A Apple disposta a se manter na liderança após o lançamento do IBM PC, começa a projetar um novo micro computador. Em 1979, Jef Raskin, considerado especialista em interfaces homem-máquina, criou as bases do projeto Macintosh. Steve Jobs assume a direção dele em 1981 e finaliza em 1984, ele rodava o MacOS 1.0, um sistema que já usava interface gráfica e mouse.O sucesso do Macintosh estabilizou a empresa que resolveu demitir Steve Jobs e então a  Apple começou a entrar em declínio, os computadores começaram a se tornar desatualizados e não faziam frente com os PCs.
   Em 1991 a Apple começa a se recuperar e lança seu primeiro computador portátil,o PowerBook, que alcançou bons números de venda. 
   A Apple para tentar bater de frente com os PCs, adota os processadores PowerPC, um processador rápido e co-produzido pela IBM, em 1994 começa a ser vendidos os primeiros computadores equipados com estes processadores  e apesar de toda expectativa eles não tiveram muito sucesso. O processador era incompatível com seus antecessores usados no outros Macs, e então todos programas precisaram ser reescritos. A Apple então cria uma emulação de software mas que deixa o sistema lento. Em 1996 Jobs é chamado de volta, ele então corta a linha de computadores da empresa pela metade e passa a usar da inovação e design. Em 98 surge os iMac uma linha de computadores coloridos e com todos componentes no monitor, que faz bastante sucesso. Em 2001 a Apple lança o iPod, que revoluciona a música eletrônica, um aparelho pequeno e moderno e bastante tecnologico, iPod se tornou um termo para designar aparelhos de música portátil, mesmo que não sejam da Apple( lembrando que iPod continhou sendo uma marca registrada da Apple).

    Em 2001 a Apple muda seu sistema para o Mac OS X, usando o UNIX como base. Em 2006 a Apple lança seu primeiro Macbook, que usa processador Intel e então a Apple abandona de vez os processadores PowerPC, aliado a um bom hardware e sistema operacional, os Macs se tornaram-se objeto de desejo de muitos.
     E se já não bastasse a Apple lança também o seu iPhone, um telefone inteligente que une celular, acesso a internet, multimídia, utilizando uma tela Multtouch, o sucesso foi estrondozo, o aparelho vendeu milhões de unidades e é hoje considerado o smartphone mais desejado do mundo. Conta com 4 versões, senda a mais moderna o iPhone 4.
     No iníco de 2010 a Apple "apronta" mais: apresenta seu tablet, o iPad, este não é o primeiro dispositvo eletrônico em formato de prancheta digital a ser vendido mas é o que começou a dar sucesso no segmento. Em abril inciam-se as vendas do iPad em duas versões: iPad e iPad 3G.
    Tudo isto fez com que ela se torne este ano, segundo a revista Forbes, a empresa mais valiosa do mundo, suprerando o valor de mercado da Microsoft.

(Dados de Wikipedia, Info Online e Baixaki)



   Parabéns a todos os profissionais da área de informática: tecnicos, desenvolvedores de softwares, profissionais de TI, o pessoal que meche com desenvolvimento de sites e produtos para Internet, profissionais da telecomunicação, blogueiros, e todos que mantem este "mundão" virtual funcionando e cada vez mais conectado!

     Se possível tire um tempinho e clique no anuncio abaixo, não precisa abrir, basta clicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário