quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Microsoft apresenta Windows 8 e disponibiliza versão pré-beta

    A Microsoft apresentou nesta terça mais detalhes do novo Windows e disponibilizou para download uma versão do sistema para desenvolvedores.

    O sistema operacional com capacidade de rodar em equipamentos com  chipsets ARM, x64, x86 de baixo consumo, assim ele poderá rodar em tablets e outros dispositivos móveis. Ele também consome pouca memória RAM e promete um boot bem rápido, "É uma evolução. Tudo o que já era bom no Windows 7, ficará melhor no Windows 8", afirmou Sinofsky, executivo da Microsoft. Durante a apresentação ele usou o mesmo netbook que fui usado hà 3 anos durante a apresentação do Windows 7 e desta vez o sistema só consumiu 281 MB de memória RAM ao contrário de 540 MB do Windows 7.

  A tela inicial no Windows 8 possui estilo Metro que pode ser personalizada, esta interface se dá pelo fato de ele ser compatível com tablets e computadores com tela sensível ao toque, o visual lembra o sistema do Xbox 360 e o Windows Phone 7.É possível escolher entre esta nova interface e a velha área de trabalho, porém as duas funcionam de maneira integrada.

   O novo sistema teve seu painel de controle reformulado, uma das novidades é a capacidade de executar reinicializações rápidas sem afetar arquivos já abertos no computador. O Windows ganhou suporte nativo a arquivos ISO e VCH e a portas USB 3.0. Todos os aparelhos poderão se comunicar por meio de aplicativos com conexão e armazenamento em nuvem.

   A versão pré-beta não inclui ainda acessos as lojas Windows Store e aplicativos Windows Live Metro.

   A Microsoft mostrou um tablet da Samsung rodando o Windows 8 batizado de Samsung Windows Developer PC, o tablet será distribuído entre desenvolvedores e não será comercializado para consumidores, segundo a empresa o Windows 7 já estava pronto para telas sensíveis ao toque mas isto foi muito bem aprimorado no 8, o sistema rodará muito bem com telas sensíveis ao toque mais também com mouse e teclado.

   Tá a fim de experimentar a novidade? Vai algumas ressalvas: não é recomendável usar o sistema como o seu sistema principal de uso no dia-a-dia, pois ele pode conter muitos bugs e afinal é uma versão para desenvolvedores de aplicativos, não para o usuário final. Mas se você é curioso, pode experimentar também. Para isto basta criar uma nova partição no seu HD para o novo sistema. É recomendável fazer o backup de todos os seus arquivos! Ou você pode usar algum programa que simule uma máquina virtual dentro do seu Windows, Linux ou Mac, assim você pode brincar a vontade.Não se preocupe, segundo a Microsoft todos os programas que rodam no Windows 7, rodam também no 8.

Links:

Windows 8: http://msdn.microsoft.com/en-us/windows/apps/br229516

VirtualBox: http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads (permite criar uma máquina virtual dentro do PC)

(Dados de Info Online e G1 Tecnologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário