sexta-feira, 21 de maio de 2010

4G no Brasil e no mundo: veja como anda os projetos!

   Muitos nem devem usar a tecnologia 3G, pois várias cidades,como Itaguara ainda não possui o sinal, pois saiba que o 4G já esta dando as caras. A tecnologia usada nas redes 4G é a LTE (Long-Term Evolution).

   O sinal já está disponíveis em cidades da Suécia está em processo de implantação em cidades dos Estados Unidos, do Japão, e em outros países da Europa.

   O que impressiona é a velocidade de conexão de aproximadamente 10 Mbps e com poucas pessoas conectadas à rede é possível chegar a 100 Mbps. Segundo Jesper Rhode,  chefe de inovação de negócios da Ericsson, empresa especialista na implantação do padrão, o 4G vai quebrar a ideia de que internet sem fio é mais lenta que a cabo.

   No Brasil o uso da tecnologia depende da aprovação da Anatel, que vai definir quais radio frequências serão usadas. Segundo Rhodes o custo para as operadoras não seriam caros pois a estrutura das redes EDGE/ 3G podem ser aproveitadas.

   Quanto a concorrência com o padrão WiMax  que pode atingir 1 Gbps de velocidade Joseper Rhodes minimiza a competição dizendo que o 4G é mais barato.

  Assim como é com qualquer novo aparelho tecnológico, os aparelhos com 4G serão caros no início mas tendem a baratear.

(Dados de Info Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário