O Google anunciou hoje na conferência de desenvolvedores Google I/0 o lançamento de um novo formato de vídeos para Web, o WebM.
O formato é baseado no codec VP8, licenciado pela BSD, e será uma forma eficiente de rodar vídeos em aparelhos móveis como tablets, netbooks e celulares.
O Google também divulgou o nome de empresas parceiras que já adotaram o formato e desenvolverão hardware e aplicações para o novo formato como AMD, NVIDIA, Broadcom, Qualcomm, Skype e Adobe, que terá suporte VP8 no Flash Player. Provavelmente o Google começou a desenvolver esse formato em agosto do ano passado quando adquiriu a empresa On2, especializada na compressão de vídeos da série VP.
O Google disse que à partir de hoje o Youtube terá suporte ao WebM, os vídeos em 720p serão codificados, o suporte é apenas para os navegadores Firefox, Opera e Chrome.
Mike Shaver, um dos principais desenvolvedores da Mozilla disse que o novo codec aproveitará melhor a banda e terá bom uso tanto em dispositivos móveis quanto em computadores poderosos e segundo ele “VP8 e WebMprometem não só tornar comum o estado da qualidade de vídeo, mas também formar uma base para avanços do vídeo para web” afirmou.
(Dados de Info Online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário