sábado, 23 de abril de 2011

iPhone, iPad e Android podem estar rastreando e gravando a localização de seus usuários

    Dois pesquisadores independentes, Alasdair Allan e Pete Warden anunciaram esta semana que o iPhone e o iPad 3G rastreiam a geolocalização dos seus usuários e a gravam em um arquivo oculto nos aparelhos.  Desde que o sistema iOS 4  foi lançado todos os aparelhos equipados estão gravando as informações de coordenadas   em um arquivo chamado “consolidated.db”, mesmo com o GPS desativado, o que é uma  violação de privacidade.


    Ainda não se sabe o que a Apple pretende com isto, ou se é uma falha no sistema.

  Mesmo com o GPS desligado, atravez da conexão com a torre das operadoras é possível determinar a localização.Por segurança, as operadoras já fazem isto normalmente com todos os clientes, mesmo os que não tem GPS no celular,  mas só permite acesso a estas informações com ação judicial.

   Segundo os pesquisadores estas informações não estão sendo enviadas  a nenhum lugar mas um hacker mal intencionado pode ter acesso ao arquivo. A dupla criou um aplicativo que permite ao usuário visualizar os dados. Eles recomendam que por segurança os usuários do sistema iOS4.0 utilizem um recurso de cripitografia de dados pelo iTunes.

   Se você acha que esta livre porque não usa iPhone ou iPad?.Pode não estar, pois nesta mesma semana descobriu-se o mesmo problema no sistema Android e o problema é pior ainda!O analista de segurança Samy Kamkar informou ao Wall Street Journal que um smartphone HTC equipado com Android enviou sua localização para o Google, e ainda, que o arquivo continha a lista de redes Wi-Fi da região que o smartphone se encontra.Especula-se que o Google tenha feito isto para fornecer anuncios aos usuários de seu sistema, de acordo com os lugares que eles frequentam, o que ilegal, sem autorização do cliente.Não encontrei informações que falam se a falha é em todos celulares Android e se afeta todas as versões do sistema.


(Dados de Info Online e G1 Tecnologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário