domingo, 6 de dezembro de 2009

Laboratorio Digital do Olhar Digital testa as Internets 3G em São Paulo


A seção Laboratorio Digital do Olhar Digital testou as conexões móveis 3G na grande São Paulo. O Brasil deve fechar 2009 com 7 a 8 milhões de terminais de acesso móvel, entre celulares e modens,para isso precisamos de provedores de Internet de qualidade. O Olhar Digital testou quatro operadoras de Internet 3G em São Paulo: Vivo, Claro, Oi e Tim.Os quesitos avaliados foram: cobertura, estabilidade e velocidade das conexões. Para garantir igualdade no teste, foi usamodo o mesmo modem para todas as operadoras, o Bandluxe C178, e o mesmo notebook: Macbook, da Apple.



A conexão foi testada em varios pontos de São Paulo, no início o teste começou em movimento, ao passar em um tunel a Internet da Tim caiu e so voltou depois de cinco tentativas, a Claro apresentou conexão lenta,  e o sinal era dificil, a Vivo apresentou conexão estável mas a velocidade máxima foi de 95 kbps. A Oi não apresentou sinal. Em uma praça a conexão da Tim demorou, mas o sinal ficou estável a uma boa velocidade 843 kbps, a  conexão 3G da vivo também foi muito dificil,  a velocidade foi de 109 Kbps, depois aumentou para 237 Kbps.A Oi não possui cobertura na região, no padrão EDGE a conexão chegou a uma velocidade maxima de 138 kbps.Na Avenida Paulista, a Tim atingiu 507 Kbps, A Claro teve problemas para achar a conexão mas obteve uma boa velociade: 595 kbps, em movimento a velocidade cai um pouco, já a Vivo conseguiu uma conexão exelente de 1045 kbps(velocidade máxima), em movimento velocidade proximas aos 400, a Oi novamente sem sinal 3G teve sua velocidade máxima em 132 kbps. O ultimo teste foi  na Avenida Roberto Marinho com chuva A TIM conectou com rapidez na rede 3G. as velocidades foram boas: 657 e 777 kbps. A Claro conectou com muita rapidez e obteve uma exlente velocidade:113 kbps na primeira tentativa e 1096 kbps na segunda tentativa. Com a Vivo, o sinal foi  difícil e a conexão foi bem lenta nas 3 primeiras tentativas: 173, 187 e 184 kbps. Mas a quarta e quinta tentativas foram boas: 837 e 855 kbps. A  Oi mas uma vez sem 3G ficou com velocidades maximas de 53 kbps no padrão EDGE.

O Olhar Digital conclui que o serviço 3G do Braisil precisa melhorar, esse teste foi realizado na maior cidade do país e todas operadoras não deixaram de enfrentear pelo menos um problema. Em uma conclusão final: o cenário é o seguinte: a Claro,  recebeu muitas reclamações, desde que inaugurou o serviço mostrou sensível melhora em velocidade e estabilidade.  A Vivo apresentou bom equilíbrio entre qualidade de sinal e cobertura, mas ainda deixa a desejar em muitas áreas da cidade. A TIM tem cobertura bem menor que Claro e Vivo, mas o sinal costuma ser mais forte e as conexões caem menos. Não foi encontrado sinal da Oi em nehum dos testes feitos.
(Fonte: Olhar Digital - Teste em vídeo disponível em: http://olhardigital.uol.com.br/laboratorio_digital/video_wide.php?id_conteudo=9991&/TESTE+3G+QUAL+OPERADORA+OFERECE+O+MELHOR+SERVICO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário