quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 da tecnologia (Parte II)

Me lembrei de mais alguns fatos que marcaram 2009 no mundo da tecnologia, pensei em atualizar o outro post, mas resolvi fazer um novo.Estão aí mais alguns fatos:


Google ganha concorrência: Microsoft lança um novo buscador, o Bing.


Batalha das gigantes: a Microsoft, quer mais concorrência com o Google e lança um novo site de buscas, o Bing, mas superar o Google a essa altura é praticamente impossível, mas até que o Bing teve seu sucesso, mas nada demais se comparado ao Google. O Bing tem um visual mas bonito, a pesquisa de imagens tem mais recursos. Em outros países o Bing até tem  recursos diferentes como pesquisas de produtos, viagens,etc mas que ainda não está disponível no Brasil. E hoje eu estava ouvindo o podcast da revista Info e eles tavam comentendo que esse é um dos pontos fortes do buscador, que deve com o tempo chegar em outros países mas um dos comentaristas afirmou que até esses seviços chegar no Brasil, o Google já também deve ter muitos recursos novos.

As redes sociais: Orkut ganha cara nova e o sucesso do Twitter!



Primeiro vou falar do Twitter, esse foi um serviço que disparou em 2009, é um serviço que já existia mas que principalmente no Brasil ganhou milhões de usuários novos, para quem ainda não conhece esse é um serviço de microblog, onde as pessoas postam menssagens curtinhas , de 140 caracteres e as pessoas  que te seguem recebem essa menssagem na s página inicial, várias empresas utilizaram desse recurso para divulgar seus produtos, jornais divulgaram notícias pelo Twitter, e inclusive várias pessoas ficam sabendo de algumas notícias via twitter.

O Orkut ganhou uma cara nova agora mais no final do ano, o serviço que andava meio em declinio utilizou desse recursos para atrair os usuários, o serviço ainda é fechado e é necessário convites para utilizar o novo visual, o Orkut antes era praticamente um monopólio das redes sociais, mas hoje Twitter,Facebook e outros já tomam seu espaço.O novo visual permite mais facilidade para você visualizar seus amigos e suas atualizações, e ainda possui uma integrração maior com os aplicativos, que estam sendo outros pontos fortes do Orkut.

Outro que vem ganhando espaço é o Facebook, eu não tenho Facebook,então não vou falar muito, mas no início do ano vou fazer um pra mim, um ponto forte do Facebook são os joguinhos e os aplicativos, assim as pessoas querem toda hora entrar no site, jogar, atulizar suas coisas,etc.

As TVs de LED 


No mundo das TV e dos monitores surgiu uma no tecnologia as TV de LED,com essa tecnologia é possível obter uma taxa de contraste muito maior que nas TVs de LCD e plasma, a tecnoloiga não é muito diferente da LCD, na LCD uma lâmpada fica acessa o tempo todo atrás da tela e uma tela de gel, permite ou não a passagem da luz formando as imagens, nas LED essas luzes ficam na borda, assim ao exibir imgagens que contêm preto elas se dão muito melhor, a tela é mais fina gasta menos energia.Infelizmente essas TV ainda são muito caras e poucas marcas as fabricam, já existe alguns monitores por preços menores mais ainda caros, os notebooks também ganharam uma turbinada com telas de LED, é possivel assim produtos mais finos.



O Google Wave



Essa também é uma das novas ferramentas do Google que está em desenvolvimento, é uma espécie de email do futuro, misturando blog, imagens,vídeos, mapas,etc.È possível discutir assuntos, encontrar amigos, marcar encontros,etc. A ferramenta ainda apresenta falhas, eu também não vou falar muito sobre isso porque apesar de ter a ferramenta, eu nunca usei, porque eu tive um problema, meu wave mail saiu com meu nome mais  o nome de quem me convidou, mas acho que esse foi um problema da minha conta do Google como inteira,  pois quem me convidou pro Google Wave foi a mesma pessoa que me convidou para usar o Orkut e o Gmail a uns 4 anos atrás.Mas de qualquer jeito essa é uma falha, já não tem como alterar o endereço.O sistema do Wave também parece ser um pouco dificil de usar, por isso muitos usários desistem do uso.Mas é uma ferramenta que ainda deve fazer sucesso daqui a algum tempo.

Tão aí mais algumas coisas que marcaram 2009, se eu lembrar de mais alguma eu coloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário