domingo, 20 de dezembro de 2009

Dicas para comprar um novo computador no natal!











 Ta a fim de comprar um novo computador nesse final de ano?  Trocar ou seu antigo ou adquirir um novo?

Vou dar algumas dicas para não se arerpender da compra.

Você  tem que ter em mente o tipo de uso que você vai dar a esse computador, se você vai usa-lo somente para acessar a Internet e utilizar programas mais leves como o Microsoft Office e não vai demandar tanto poder de processamento ou se você vai usa-lo para jogar games pesados, editar imagens e videos.

Escolha bem os componentes:

Processador: O processador é o cérebro da maquina, por isso é importante prestar atenção nesse quesito. Vou falar dos processadores Intel, porque não tenho muitos conhecimentos nos processadores AMD. O processador mais básico é o Intel Celeron, ele é para quem quer usar o computador para tarefas básicas como acessar a Internet, ver vídeos, utilizar programas mais leves, pro ser mais em conta é bom para quem esta começando com a Informática agora. Um pouco acima tem o Intel Pentium, processador para quem quer um desempenho intermediário, jogar jogos que não tem gráficos muito pesados, gerenciar multimídia,etc. Ja os processadores Core 2 Duo são para quem quer um desempenho melhor, jogar jogos de médio porte e fazer edições de imagem. Os Core 2 Quad são para pessoas mais exigentes, que jogam jogos mais pesados, editam vídeos e imagens com frequencia, utilizam programas pesados. Agora se você quer o maximo desempenho do seu computador as opções são os processadores Core i5 e Core i7, sendo é claro o Core i7 o processador mais rápido do mundo. No mundo dos notebooks ainda existe a plataforma Intel Centrino e Intel Centrino 2, que indica que o notebook vem equipado com um processador da família Core, um chipset e também uma placa de rede da Intel,  já se você quer adquirir um netbook a opção são os processadores Atom, que apesar de não oferecer grande poder consome pouca energia. Também é importante olhar se o processador que você esta comprando é de 32 ou 64 bits, se for demandar mais processamento é recomendável um processador de 64 bits.

Memória RAM: O mínimo dos minimos para um computador é 1 giga, mas eu recomendo 2 gigas e mesmo assim para quem quer usar o computador para tarefas básicas, pra tarefas intermediaria recomendo 3 ou 4 giga, pra tarefas que demandem muito poder, é 4 gigas para cima, se você vai usar o processador Core 2 Quad eu recomendo 4 gigas, se for um Core i7 eu recomendo 6 ou 8 gigas.

Disco Rígido: o HD vai depender de como é seu uso do computador, se você baixa muitas coisas, como músicas, aplicativos e filmes é bom escolher um bom HD com no mínimo de 320 GB, já se você não gasta muito pegue um de 120, 160 ou 250 GB.

Placa de vídeo: Se você vai usar o computador somente para ver vídeos e jogar jogos simples uma placa on board, ou seja integrada a placa mãe já daria conta do recado, mas eu recomendo uma placa de vídeo dedicada, com no mínimo 256 MB de memória.

Placa mãe: É importante escolher também uma boa placa mãe, que seja compativel com seu processador, ofereça vários slots para memória e outras placas.

Placa de rede: Hoje todos os desktops possuem uma placa Ethernet integrada com uma velocidade de 100 Mbps ou 1 Gbps, é mais recomendavel uma que tenha velocidades de 1 Gbps, principalmente se o seu computador vai ser ligado em uma grande rede. Se você for adiquirir um notebook ou um netbook você não vai querer liga-lo em uma rede cabeada e então é necessario prestar atenção na placa de rede sem fio do seu notebook, hoje a Internet Wi-Fi opera em 4 padrões: A B G e N, a maioria das placas opera no padrão B e G, mas talvez seja interessante você adquirir um leptop que opere no padrão N, que é mais rápido e os roteadores tem um alcance bem maior.

Quanto mais você investir em um computador mais tempo você vai ficar com ele,então antes de comprar pense bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário