segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 da tecnologia.






Nesse post vou colocar alguns dos fatos mais marcantes do mundo da tecnologia e da informática em 2009:

Os netbooks e o Intel Atom








Foi nesse ano que os netbooks se popularizaram, os netbooks são computadores ultra portatéis, bem menores que os laptops tradicionais, foi graças a um novo processador, que esses novos computadores surgiram o Intel Atom, esse novo processador é bem menor que os demais e consome menos energia, dicipando menos calor, sendo possível assim dispositivos menos e com uma bateria que dura bem mais.Os netbooks não tem muito poder de processamento mas são ideais para acessar a Internet e usar arquivos do pacote Office e é claro carrega-lo pra todo lado. O Intel Atom também permitiu o surgimento e o aprimoramento de vários produtos como dispositivos de acesso a Internet móvel, setop boxes, media center, etc, com esse chip esses aparelhos ganham muito mais poder de processamento.
                                                 

Intel Atom, seu tamanho é comparado ao de uma moeda!


 O Windows 7


No iníco do ano a Microsoft disponibilizou uma versão beta do seu novo sistema operacional: O Windows 7, mas so em outubro ele foi lançado, dando uma ajuda para a venda de computadores, e nunca as pessoas quiseram tanto fazer o upgrade de seu sistema, o que não aconteceu quando o Vista voi lançado. Na primeira semana depois do lançamento o Windows 7 vendeu mais que quando o Vista foi lançado e também havia um programa de Upgrade criado pela Microsoft, era possível comprar um computador com Windows Vista e depois fazer o upgrade gratuitamente para o Seven.


 Os processadores Core i5 e Core i7


O processador Core i7  foi lançado no final do ano passado, mas so esse ano se popularizou, ele é o processador mais rapido do mundo, com 4 núcleos físicos e mais 4 lógicos, totalizando 8 cores,  mas nesse ano  surgiu um novo processador: o Core i5, que trouxe o conceito de turbo boost, em que os núcleos que não estão sendo usados no processador desligam automaticamente para poupar energia, o Core i5 tem apenas 4 núcleos físicos, mas o Core i7 ainda é o processador mais rápido do mundo, o Core i5 surgiu como um processador mais barato e econômico.


Os smartphones


Os smartphones se popularizaram ainda mais nesse ano, novos aparelhos não param de surgir,  não sei se foi esse ano que o sistema Android  do Google foi lançado ou se foi ano passado mas foi esse ano que vários smartphones passaram a usar o sistema. A Apple apresentou seu novo iPhone com camera de 3.2 mega, GPS e outras coisas, e é claro obteve muito sucesso de vendas. A Dell lançou seu primeiro smartphone, o Mini 3i que é comandado pelo sistema Android e possui GPS, Wi-fi,etc.Não sei se o Nokia N97 foi lançado esse ano mas esse também foi um aparelho que ganhou distaque em 2009, Outras marcas como HTC, BlackBarry, LG , Motorola também lançaram vários modelos.

O sistema do Google: Chrome OS 




Agora no final do ano o Google veio com mais essa novidade: um sistema operacional, que ainda está sendo desenvolvido. O sistema é em codigo aberto e pode ser baixado por programadores para ser desenvolvido, algumas versões criadas por programadores já podem ser baixadas,o sistema vai usar a tecnologia de claud computing, onde os arquivos rodam em um servidor,e não no próprio computador, o sistema vai ser mais focado para o uso em netbooks. A repercusão desse novo sistema nós ainda vamos acompanhar por mais um bom tempo.


O Kindle, livro digital da Amazon


O Kindle é um leitor de livros digitais, criado pela loja eletrônica Amazon, o aparelho já existia em outros países, mas no Brasil ele não podia ser usado, pois era necessário uma rede de dados especial que entregasse o conteúdo para o aparelho, mas no final do ano a Amazon e a AT&T fecharam parcerias com
empresas em outros países e, finalmente o Kindle já pode ser usado no Brasil.Ele é um aparelho pequeno, que não emite luz e não cansa a visão, mas tem uma tela com uma tela com uma boa definição. Você compra os livros em uma espécie de livraria virtual: a Kindle Store. O jornal O Globo também pode ser lido atravéz dele. Ainda não existe muitos arquivos em português disponível, mas você também pode colocar seus arquivos DOC,TXT,PDF e fotos em JPEG no aparelho.




Esse foi apenas alguns dos fatos mais marcantes na tencologia em 2009, eu digo alguns porque diariamente surge alguma coisa nova, tudo vai se modificando e aprimorando, se algum visitante souber de mais algum fato importante e quiser que eu publique é so deixar um comentário aí. Em 2010 muitas outras coisas deve acontecer nesse badalado mundo da Informática e da Tecnologia  e você confere os acontecimentos mais importantes aqui no meu blog!Desde já desejo um prospero ano novo a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário