sábado, 30 de janeiro de 2010

Discussões sobre o iPad:

 
      O iPad foi lançado quarta feira e já é alvo de muitas discuções, críticas e elogios em blogs e sites de tecnologia na Web.Vou falar um pouco sobre o que eu acho do aparelho.

    Primeiro é importante citar que esse aparelho não é uma revolução como muitos pensam, Tablet PCs, já existem a um bom tempo, e também outros aparelhos que tentam ficar entre os smartphones e os notebooks, agora esses aparelhos nunca fizeram muito sucesso e como a Apple é uma empresa de peso, tudo que eles lançam é importante, existe uma legião de apaixonados pela Apple, esse foi o Tablet que até então fez mais barulho em seu lançamento.

   Seus recursos não impressionam tanto, muitos o comparam com se fosse uma versão maior do iPhone ou do iPod Touch, ele foi até chamado de iPhonão aqui no Brasil. Ele não é bem um computador, é importante ressaltar isso, ele é um dispositivo que permite acesso a Internet sem fio, permite que você assista vídeos e filmes,ouça músicas, trabalhe até um pouco com multimídia, edite seus textos e leia conteúdo online.


    Uma coisa que pode ser novidade é esse aplicativo iBooks que permite que você leia livros, revistas e jornais digitais. Nessa área um dos concorrentes é o leitor de livros digitais da Amazon, o Kindle.No Kindle você pode adquirir livros e jornais online. E sem dúvida a loja de livros online da Amazon é melhor que a da Apple que está começando.Agora aqui vale uma observação o Kindle é um aparelho que possui uma tela preta e branca, sem ser sensível ao toque e a única coisa que ele faz por enquanto é ler aquivos Txt, Doc, Pdf e fotos.Na minha opinião ele não pode ser concorrente do iPad, pode até ser feita uma comparação, como eu estou fazendo.O iPad vai levar vantagem na leitura de jornais e revistas por possuir tela colorida, você vai poder usar uma linguam de leitura de Web para ler os conteúdos, ou seja você pode ler as manchetes de um jornal e quando quiser ver a reportagem completa é so clicar, enquanto no Kindle a linguem é em textos txt, muito mais pobre.Uma vantagem do Kindle é que a tela não emite luz, assim você lê o seus livros o quanto quiser sem cansar, mas pra ler em ambientes escuros é necessário uma luz, no iPad, a tela é luminosa com a de celulares,notebooks, monitores e com o tempo ele vai cansar sua visão, assim pra ler um livro grande e em muito tempo o Kindle na minha opinião se da um pouco melhor, mas também a interface do Kindle é um pouco lenta, quando você quer mudar de página você tem que apertar um botão e aguardar em pouco, enquanto no iPad você pode deslizar seus dedos para mudar de página.

    Já que ele fica entre os Smartphones e os Netbooks, vamos comparar um pouco nessa área,muitas das funções deles podem ser relalizadas por smartphones, como editar textos e até ver filmes, agora sua vantagem é uma tela grande,sensível ao toque e um poder de processamento superior.É muito melhor você assistir um vídeo ou acessar a Web no iPad que tem tela de 9 polegadas do que em um celular. Mas ele também não cabe no bolso,e é um pouco complicado de carregar, enquanto um smartphone você sempre anda com ele o iPad talvez não, e talvez isso atrapalhe as vendas pois quem vai comprar um iPad? Porque como eu já falei embora ele seja bem portátil, ele não cabe no bolso,não é um celular porque não faz ligações e também não chega a ser um computador,agora quem pode comprar ele é quem gosta de ler livros, assistir vídeos e precisa de muito acesso a Web e anda pra todo lado, porque aí é muito mais facil quando você estiver sentado,esperando alguma coisa em uma sala de espera por exemplo usar um Tablet como esse do que tirar um notebook da mochila, abrir,ligar e usar pra ler os livros ou acessar a Web, quando por exemplo você está em um sofá e quer ver um vídeo é muito mais confortável usar um iPad que segurar um pesado notebook em seu colo.Mas muita gente diz ainda que o aparelho é grande e por esse preço dá pra comprar um bom notebook, com um processamento bem melhor,isso é verdade,como eu disse não dá pra comparar o que comprar um notebook ou um  iPad.

   Conexão com a Web no iPad no Brasil: eu acho que se você quiser carregar um iPad pra todo lado aqui no Brasil,você tem que escolher a versão com 3G, porque só com Wi-Fi,você pode até se conectar em casa, no trabalho e em um restaurante por exemplo, mas na minha opinião falta mais zonas de acesso Wi-Fi no Brasil, claro que isso já melhorou bastante, em São Paulo,Rio e Belo Horizonte por exempo já existe muitos lugares,mas se você quer acesso no iPad em qualquer lugar mesmo tem que optar por uma versão 3G e assinar um pacote de dados com a operadora, que é um pouco caro no Brasil.

    Continuando a falar sobre o iPad no Brasil, ele deve chegar aqui na versão 3G só depois do segundo semestre, pois precisa de acordos, autorização da Anatel. E o preço aqui não sabemos mas deve ser bem caro, apesar de nos EUA o preço que eles divulgaram não é muito caro não, cerca de 1500 reais na cotação do dolar atual, a versão com 3G e 64 GB

   Falando nisso vamos fazer uma análise do armazenamento, a versão mais barata possui 16 GB, muito pouco pra quem vai armazenar muitos vídeos, músicas e livros.Até mesmo o iPhone tem mais memória, agora 64 GB já é bem bom, mas pra quem quer assistir vídeos em alta definição pode faltar espaço, os netbooks se dão melhor nessa pelo fato de alguns armazenarem até 160 GB ou mais.

   A falta de "entradas" é um ponto muito fraco para o iPad, ele não tem entradas USB, nem HDMI, nem pra projetores, cartões de memória e isso faz muita falta pra você sincronizar seus arquivos de um celular ou de uma câmera digital. Ele conta com uma entrada chamada dock, e a Apple diz que vai oferecer adaptadores para ligar câmeras digitais e cartões de memória.Esperamos isso.

    O iPad não permite o uso de muititarefas, ou seja não dá pra abrir mais de um programa ao mesmo tempo, um erro grave da Apple, porque até mesmo smartphones permitem a abertura de mais de um programa ao mesmo tempo, uma pessoa as vezes está na Internet, tem que fechar o navegador pra abrir o editor de textos ou o Player.Isso ainda pode ser corrigido com atualizações no sistema operacional.Outro erro é que o aparelho não trablalha com vídeos em Flash e muitos sites gastam flash pra abrir, o que também pode ser corrigido com aplicativos.

   Concorrência: por enquanto ainda praticamente não há concorrência para Apple mas várias empresas já apresentaram aparelhos semelhantes na CES desse ano como Dell, HP e Lenovo. E a Microsoft já fez a parceria com a HP pra criar um Tablet com Windows.

   No início, pricipalmente no Brasil quem deve comprar o iPhone são pessoas fãs da Apple, pessoas mais ricas que querem novidades tecnológicas e talvéz alguns jornalistas e outras pessoas que precisam de uma conexão com a Internet.Depois com o tempo, a popularização  e o surgimento de novos Tablets, mais pessoas possam comprar.

     Então essas são minhas opiniões sobre o iPad, o Tablet da Apple com base em pesquisas nos sites: Portal G1,Olhar Digital, Terra Tecnologia,Info Online e alguns blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário