quinta-feira, 8 de julho de 2010

Energia elétrica sem fio: já é possível

      Parece algo magico ou impossível né? Transmitir energia elétrica pelo ar! É isso que permite a tecnologia WREL criada pela Intel. "Para que isso seja possível, a corrente elétrica é enviada por meio de uma bobina localizada no final da fonte e o campo magnético resultante ressoa em uma frequência específica. Nessa frequência, a bobina de recepção WREL pode coletar a energia e entregá-la ao dispositivo."

      A Intel apresentou a tecnologia pela primeira vez em 2008 no Intel Developer Forum (IDF), onde foi demonstrada uma lâmpada de 60 W iluminada no palco sem o uso de nenhum fio. Desde então a Intel também demonstrou que com isso seria possível usar um notebook sem bateria ou uma caixa de som sem o fio elétrico.

     No Research@Intel em Mountain View, Califórnia, os pesquisadores da Intel Labs Seattle demostraram que já é possível mover o receptor 70cm ao redor do transmissor WREL e eles não precisam estar alinhados. Algoritimos especiais asseguram o nível constante de energia.

    O uso deste tecnologia pode ter inúmeras funções, como carregar baterias de dispositivos móveis como notebooks, celulares, controle remoto, alimentar dispositivos zem fio como teclados mouse, fones de ouvido sem fio. O marca-passo cardíaco também poderia extrair a energia por meio da WREL.

(Dados do Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário