domingo, 18 de julho de 2010

Video do Olhar Digital fala sobre a Cloud Computing

    Quem segue o blog, outros sites de tecnologia, ou está por dentro do mundo da TI já deve ter ouvido falar em Cloud Coputing (computação em nuvem). Mas você sabe o que significa e como funciona. Neste vídeo do Olhar Digital vai ser mostrado um pouco mais sobre esta tecnologia e como ela vai funcionar daqui pra frente.

    Basicamente Claud Computing significa rodar aplicativos a arquivos em um servidor. Você pode não saber mais se você acessa a internet  concerteza usa este sistema. È só imaginar: quando você acessa seu Web mail, o Orkut ou Facebook você tem todas informações, fotos, emails em qualquer lugar do mundo onde você estiver. E basta pensar estas informações tem que estar salvas em algum lugar e este lugar não é o seu computador, pois você acessa de qualquer computador, estas informações estão salvas em um servidor que pode estar aqui no Brasil, nos EUA, no Japão, em fim em qualquer lugar do mundo, estes servidores ficam acoplados em grandes datacenters.Como não vemos fisicamente onde as informações são arquivadas se fala que elas estão na nuvem. Cada vez mais a computação em nuvens vai atingir nossas vidas.

   E as empresas  poderão cada vez mais se beneficiar deste recurso, já que não é preciso montar seus próprios datacenters, com maquinas físicas, não será preciso preocupar com a quantidade de memória e se as máquinas tem um desempenho muito grande.  Como fala no vídeo se você tem uma rede física e precisa de mais uma máquina você precisa comprar ela, contratar um tenico para instala-la, um tenico para fazer a manutenção quando esta maquina der problema e com a virtualização proporcionada pela computação nas nuvens basta alguns cliques para criar uma máquina virtual. E o preço, pensando em custo x benefício é bem acessível já que as aplicações se tornam mais fáceis de usar para o usuário, como eu já disse empresas não precissam montar seus próprios datacenters e pequenas empresas não precisam de uma pessoa especializada em TI para cuidar da tecnologia da empresa, isto é feito pela empresa que hospeda as informações e aplicativos na nuvem


 Não deixe de assistir o vídeo abaixo para saber mais, no final são citados alguns serviços proporcionados pela Cloud Computing.




(Dados e vídeo do Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário