quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

O que marcou o ano de 2010 em  tecnologia? Algumas coisas vão aqui:

O fenômeno iPad e a reação de seus concorrentes.

    A Apple parecia ter dado o pontapé inicial para o mercado de tablets, uma espécie de eletrônico que fica entre o smartphone e o netbook em termos de tamanho e recursos. A Apple apresentou o iPad em janeiro de 2010 e começou suas vendas em abril, aqui no Brasil o tablet só chegou as lojas no começo deste mês. O tablet da Apple teve um sucesso bem estrondoso, chegando a dominar mais de 90% do mercado. Apesar de algumas falhas como não possuir câmera e rodar Flash o aparelho foi aclamado por boa parte do mundo. Faltou aí talvez concorrência. Seus concorrentes chegaram somente no 2º semestre, os principais são o Samsung Galaxy Tab e o Dell Streak, apenas o tablet da Samsung chegou no Brasil, ele ganha do iPad no quesito câmera, roda Flash e recebe sinal de TV analógica e digital. Mas perde pouco pro tablet da Apple em tela, velocidade de processamento e número de aplicativos, já que a Apple Store tem uma variedade de aplicativos maior que a Android Market que fornece os aplicativos pra o Galaxy Tab. O tablet da Dell ainda não chegou ao Brasil, ele oferece mais portabilidade do que os modelos da Samsung e Apple pois possuí uma tela de 5 polegadas, também roda sistema Android, ambos o da Samsung e da Dell também funcionam com telefones, o da Apple não tem isso.O modelo da Dell deve chegar ao mercado brasileiro em 2011, aguardamos!



3D: Um começo fantástico e um final nem tão feliz

     No começo do ano, se falava muito em televisores e equipamentos que reproduziam imagens em 3 dimensões, na maior feira de tecnlogia de 2010 , a CES, que ocorreu em janeiro se falava muito em 3D, TVs 3D, monitores 3D, notebooks 3D, câmeras que fotografam  e filmam em 3D, e mais 3D e mais 3D..... mas tudo precisa de usar os famosos óculos.

   A descrição da tecnologia é fantástica, a sensação de assistir a um filme e praticamente vive-lo na sala de sua casa. Isso encantava à todos. O sucesso do filme Avatar, exibido em 3D também ajudava. Praticamente todos fabricante apostaram na tecnologia.

    E depois de passado um tempo a coisa não foi tão boa assim. Ainda são bem poucos que tem oportunidade de ter uma TV 3D em casa devido ao alto preço mas mesmo assim há outros fatores que indicam um suposto "fracasso da tecnologia", uma pesquisa revelou que muitas pessoas conhece a tecnologia, tem dinheiro para adquirir uma TV, mas não pretende fazer isto.Alguns fatores que podem não ter contribuído para o sucesso do 3D: o uso de óculos, nem todo mundo gosta de usar óculos, e ainda mais quem ja usa óculos e tem que colocar outro por cima. e além disto muitos não sabem mas a maioria dos óculos tem que se comunicar com a TV pra funcionar e para isso eles tem que estar alinhados, ou seja não dá pra deitar no sofá e continuar assistindo TV em 3D. Muitos modelos de TV 3D vem apenas com um ou dois óculos, então quem tem uma família maior tem que adquirir mais óculos, que são caros e específicos para o modelo da TV.Outro fator é a falta de conteúdo, já que no Brasil não tem nenhum canal que transmite em 3D e mesmo no mundo são raros.E pra obter conteúdo é necessário comprar discos Blue-Ray em 3D que também são caros.

   Mas uma nova tecnologia pode dar impulso nesta área: o uso do 3D holográfico que despensa o uso de óculos. A feira CES 2011 está chegando! Vamos ver o que tem pro 3D lá em 2011.

Aguardem, esta é só a primeira parte da retrospectiva!Se tem alguma ideia deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário