segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vídeo do Olhar Digital: Processadores tridimencionais e de 22 nânometros. Saiba o que isto significa e o que isto muda no seu computador

   O 3D já é comum no cinema e já começa a chegar nos monitores da sua casa, mas você sabe o que significa computação tridimencional ou em 3D ou processadores 3D? Para quem está pensando em imagens saltando da tela do micro ta enganado desta vez.

  Uma das partes mais importantes de um computador é o processador, estes chips são compostos por transístores, peças minúsculas, os processadores mais novos da Intel tem transístores que medem 32 nanômetros, isto é menor que o vírus da gripe.  Para quem acha que um processador é algo super complexo, nem tanto, o processo de fabricação é difícil, é quase como fazer uma cirurgia em um humano, mas o funcionamento é simples de se entender: os transístores permitem ou não a passagem de energia, formando os dados binários ( zeros e uns), os dados nada mais são que zeros e uns. Quanto menor forem os transístores mais deles caberão no processador, trazendo melhor desempenho e maior economia de energia.

   Pensando nisso a Intel está desenvolvendo processadores com transístores de22 nânometros e agora eles não terão mais o formato plano e sim um formato volumétrico, tridimencional, como se fosse um cubo, levando maior desempenho na capacidade de cada transístor.Os primeiros produtos a usar estes novos chips devem chegar ao mercado no segundo trimestre de 2012.  Entenda mais com o vídeo do Olhar Digital ( 1º vídeo) e um vídeo publicitário da Intel, onde um engenheiro da empresa é reduzido no tamanho de um transistor para explicar melhor o seu funcionamento (2º vídeo):






(Dados de Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário