segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Veja em um vídeo do Olhar Digital: peritos digitais que conseguem restaurar dados de computadores e celulares mesmo se eles foram apagados!

 

    Se você acha que excluir o histórico de navegação,um arquivo ou uma mensagem de um celular ele fica apagado e que ninguém vai ver, para pessoas que usam normalmente esses dispositivos essas informações estarão apagadas mas para alguns peritos digitais,não, eles conseguem recuperar dados de qualquer memória!

    Eles contam com diversas ferramentas: uma maleta com vários cabos e equipamentos para conectar qualquer tipo de celular.Com uma ferramenta é possível fazer um Raio-X do PC, com os horários que ficou ligados e todos programas que foram instaladas, isso pode ajudar a procurar programas piratas.Uma outras verifica quais dispositivos USB foram conectados ao computador, todo equipamento digital como pendrives e outras mídias removíveis possuem uma identificação única e essa identificação é guardada no PC. Um arquivo só é excluído de vez do disco quando outra informação é gravada por cima, mas os peritos afirmam que seria necessário formatar ou regravar o disco por 25 vezes para excluir todos os dados e mais tudo que você faz no PC passa na memória RAM e quem disse que ela é apagada toda vez que o PC é desligado, alguns dados podem ser descobertos pelo peritos na memória RAM. Um pendrive é capaz de descobrir material pornográfico no PC, mesmo que esse arquivo esteja bem escondido.

Crackers usam uma técnica chamada esteganografia que oculta um arquivo dentro do outro, os peritos alertam: não execute arquivos de fontes desconhecidas, com essa técnica um cracker por exemplo pode esconder um vírus em uma apresentação de slide,uma música ou em uma foto, mas os perítos já tem um recurso para isso, eles alteram o código hexadecimal e retiram a senha da esteganografia e abrem o arquivo oculto, eles também alertam: não utilize senhas comuns em serviços online, programas quebram facilmente essas senhas.

    Veja mais detalhes sobre esse trabalho de perícia digital no vídeo:







Clique aqui para ver o vídeo em alta resolução e entrar nos links disponibilizados na reportagem do Olhar Digital.

(Fonte: Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário