domingo, 12 de junho de 2011

Olhar Digital: TV digital, a 4 anos no ar, veja o que mudou o que vai mudar nesta tecnologia no Brasil

   A Tv brasileira está em transformação, desde dezembro de 2007, quando ocorreu em São Paulo a primeira transmissão digital, mas esta transformação acontece lentamente. Nos Estados Unidos, na Europa e em parte da Ásia, não existe mais TV analógica, as transmissões são 100% digitais. No Brasil  somente em 2016 a mudança total do formato analógico para o digital deve ser concluída.

  Atualmente o sinal da TV digital cobre 480 municípios, atingindo 88 milhões de pessoas, 46 % da população brasileira.

  As principais mudanças com a tecnologia são imagens em alta definição (HDTV) e até em 3D e interatividade.O padrão da TV digital Brasileira é único no mundo e é um dos que melhores, pois usa o mesmo formato de compressão do Blu-Ray (H264), que ainda pode oferecer muito mais a tecnologia HDTV.

  Somente a Rede TV transmite toda sua programação em HD, as demais emissoras somente transmite parte da programação. Canal digital não é sinonimo de transmissão em alta definição! As emissoras enfrentam dificuldades em se adaptar a nova tecnologia, pois tudo tem que ser trocado, câmeras, equipamentos para edição e transmissão.

  Pouco se evoluiu em interatividade, a maioria dos softwares para essa tecnologia não saiu do papel.

  Quanto o assunto é TV paga a situação muda, as provedoras de TV a cabo já tem pacotes em HD com as emissoras brasileiras transmitindo em alta definição, mas ainda falta muitos canais pagos e o preço para se ter um pacote HD é muito maior. A TV por satélite enfrenta mais dificuldade, já que as emissoras de TV aberta nacionais não transmitem em alta-definição via satélite, apenas alguns dos canais pagos.

   Ainda falta muito para evoluir mas com o tempo o Brasil chega lá!


Não deixe de assistir a matéria em vídeo do Olhar Digital: 




(Dados de Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário