sexta-feira, 24 de junho de 2011

SIte do IBGE é hackeado

   O Site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi invadido por crackers durante esta noite, eles deixaram uma mensagem no site "IBGE Hackeado - Fail Shell". Os invasores ainda deixaram um texto que diz: "Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo Fail Shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir!" 

   Os crackers negaram envolvimento com os grupos de LulzSec ou Anonymous no Brasil.

  O governo brasileiro vem enfrentando uma onda de ataques virtuais, os seguintes sites há foram invadidos recentemente: Presidência, Senado, Ministério dos Esportes, Portal Brasil, além do próprio site da Presidência na quarta, o grupo LulzSec assumiu todos os ataques. O grupo também divulgou na rede dados pessoais da da presidente Dilma Rousseff e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Também estão no histórico deste grupo invasões a companhias como  Sony Pictures, CitiGroup, CIA, Agência Britânica contra o crime organizado (Soca), Senado dos Estados Unidos, PlayStation Network (PSN) e outros.

   Segundo a assessoria do IBGE os dados do instituto não foram comprometidos, apenas a página inicial do site. O site foi retirado do ar  para manutenção e a situação já foi normalizada.

   Segundo especialista, este ataque ao IBGE é mais preocupante que os demais, pois todos os outros sites foram atacados com uma técnica simples: os hackers programaram servidores e programas para fazer vários acessos aos sites simultâneamente causando uma sobrecarga, mas o site do IBGE foi invadido e informações foram trocadas, o que é bem mais grave.

(Dados de Info Online e G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário