quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Como montar uma rede Wi-Fi em casa ou no escritório com máximo desempenho

  Hoje em dia com o aumento dos notebooks, tablets e smartphones, muitas pessoas estão procurando a instalação de redes sem fios (wireless) em suas residencias e empresas. Aqui vai algumas dicas básicas para se dar bem nesta instalação. Quem sabe você não começa 2012 sem fios atrapalhando sua mesa!

  O roteador - Para construir a rede é necessário um roteador Wi-Fi, é este aparelho que faz a conversão do sinal cabeado para ondas de rádio. Existem algumas coisas que você deve prestar atenção antes de comprar.

  O padrão- existem vários padrões Wi-Fi, todos eles são representados pelo número 802.11 + uma letra, esta letra que diferencia os padrões. Os dois principais hoje são o g e o n. O g aceita velocidade de 54 Mbps a 108 Mbps, enquanto o N chega a 600 Mbps. O G também cobre um a área de cerca de 50m, enquanto o N uma área de 150m.Então opte para um padrão n, se possível, a diferença de preço nem é tão grande.Ao comprar um novo notebook olhe também se ele é compatível com o padrão n. Se o seu dispositivo atual não for compatível com o padrão n, não tem problema, se ele for compatível com o padrão g, ele recebe o sinal n, porém não usa todos recursos que a tecnologia n oferece.

Dicas para obter um bom sinal

- Coloque o roteador no ponto mais central da casa ou escritório, e de preferência mais alto ou mais perto de onde fica a maioria dos dispositivos. Se seu imóvel for muito grande ou tiver muitos computadores utilize dois roteadores.

- A antena: existe alguns roteadores que permitem a troca da antena, então é possível substituí-la por uma melhor e mais potente, sempre deixe ela na posição horizontal. Se for troca-la antente para potência que o roteador consegue enviar.

- Nas configurações do roteador é possível trocar o canal da frequência, isto é importante, já que se você estiver por exemplo em um prédio ou mesmo em qualquer lugar que tenha mais redes wireless elas podem causar interferência entre si.Use qualquer canal, que não seja o padrão, evite o 1 e o 6, pois eles geralmente são mais usados.

- Não coloque bases de telefones sem fios, microondas ou deixe celulares próximos ao roteador.A maioria dos roteadores usam a frequência 2.4 ou 5.0 Ghz, existem outros dispositivos que usam a mesma frequência.
Assista também este vídeo do Tecmundo que dá dicas de como aumentar o sinal:


Como instalar e configurar ? (Consulte sempre o manual do seu roteador)


   Isto vai depender da sua  rede cabeada e do seu provedor de Internet. Na maioria dos casos basta plugar o cabo de rede que sai do modem na entrada "Internet" do seu roteador.
Consulte o manual do seu roteador para descobrir o qual é o número IP dele, basta digitar este número no seu navegador(seja Internet Explorer, Chrome, Mozilla ou qualquer outro) para acessar as configurações, lá você configura questões como IP, DNS, Gateway, canal da frequência, que eu falei logo acima e criptografia que vou falar agora.

Habilite a criptografia de dados: Muito importante, você habilitar a criptografia de dados e colocar uma senha na rede, só assim computadores autorizados utilizaram a rede e os dados serão codificados.Opte por uma codificação WPA2, ela é mais segura que a WEP.

Qualquer dúvida sempre contacte um técnico em redes e seu provedor de internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário