domingo, 25 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: O que marcou este ano na tecnologia da informação? - Tecnologias móveis

Google compra divisão de celulares da Motorola 

    O Google anunciou no dia 15 de agosto a compra da Motorola Mobility, divisão da Motorola responsável pela fabricação de tablets e smartphones, o custo da aquisição foi de US$ 12,5 bilhões. A compra ainda não foi concluída.O Google já  estava neste mercado mas atuando na área de softwares, agora a gigante das buscas quer também fazer os aparelhos. Outro motivo que levou a compra pode ter sido a guerra de patentes que aconteceu em 2011.
    A Motorola fabricou o primeiro celular do mundo, então ela é uma boa reserva de patentes, o Google temia que empresas como  Apple, Microsoft e Oracle entrasse na justiça contra patentes do Android, com a Motorola a empresa ganha mais munição, se a luta ocorresse nos tribunais.
  Na época especulava-se que as fabricantes de que adotavam Android poderiam abandonar a plataforma, já que o Google poderia prejudica-las, pois ele se tornou um concorrente, mas isto não ocorreu até hoje, inclusive a Samsung chegou a lançar mais um aparelho em parceria com o Google para estrear o Android 4.0, o Galaxy Nexus. 

iPhone 4S e a Siri

   Google e Apple dominaram as primeiras informações que coloquei na  retrospectiva. Vamos agora de Apple.No dia 4 de fevereiro deste ano Tim Cook, novo CEO da empresa subiu ao palco pela primeira vez em um evento público, onde foi apresentado uma nova geração do smartphone da maçã. Esperava-se o iPhone 5, mas acabou sendo 4S.
   O novo smartphone era idêntico ao seu antecessor, o iPhone 4,  por fora porem tinha uma câmera melhor, um processador melhor e uma versão com mais memória. Mas o telefone não foi muito aclamado no começo, ainda mais que Steve Jobs fundador da empresa morreu um dia depois da apresentação do iPhone 4S.
    Mas um software se destacou, chamado de Siri foi uma espécie de secretária no seu aparelho. Bastava fazer uma pergunta e ela respondia, podia perguntar como estava o tempo, ou simplesmente  "vai chover hoje?", ou "ligue para minha mãe" .O que fez bastande sucesso e ajudou o iPhone 4S a decolar e o aparelho decolou nos EUA e aqui no Brasil! Porém o Siri não funciona em português, mas Apple promete atualizá-lo em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário