terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: como ficou a computação?

Processadores

   Falei muito sobre tecnologias móveis, mas agora vamos abordar a computação pura em 2011.
Logo em janeiro a Intel lançou uma nova família de processadores chamada de Sandy Bridge. A nova família trauxe um novo conceito em precessamento, a placa de vídeo agora pode ser incorporada ao próprio processador, dando sim muito força para as aplicações e para todo o hardware.Outra solução aprimorada foi o Turbo Boost, com o recurso o processador mede a quantidade de "poder" exigida pelo usuário naque momento, se precisa de força habilita mais recursos, se as aplicações não exigem tanto o processador, o sistema desliga alguns núcleos para poupar energia.Os processadores com esta tecnologia são i3, i5 e i7.Pouco -se falou em outra marca de processador para computadores ao não ser da Intel



                                              Os ultrabooks

   Os tablets podem ser o protudo mais portátil da vez. Mas ainda são muitos que fazem questão do tradicional teclado e um sistema como Windows, Linux ou Mac. Pensando nisto a Intel desenvolveu os ultrabooks e presentou em 2011, computadores portáteis com alto desempenho. Os ultrabooks pouco apareceram em 2011, mas é uma tendência que pode pegar daqui pra frente.  Não ha como não falar que de certa forma a nova categoria foi inspirada nos Macbooks da Apple, em especial no Macbook Air.

   Graças a processadores cada vez menores e mais poderosos aliados aos SSD, discos sólidos, será possível construir computadores cada vez mais finos e com baterias que durem mais

A primeira versão do Windows 8

    A Microsoft disponibizou para download a primeira versão de testes do seu novo sistema Windows, por enquanto chamado de Windows 8. A versão foi mais voltada para desenvolvedores de software,  chamada de Developer Preview.

   Mesmo sendo uma versão bem inicial ainda, já possível ver  muitas mudanças, inclusive o abandono da área de trabalho como local de trabalho principal. O sistema foi feito também para rodar em tablets e então é possível notar algumas adaptações a telas sensíveis ao toque. A tela inicial é chamada de interface Metro e roda aplicativos desenvolvidos exclusivamente para ela. A interface Metro mostra aplicativos, notícias, tempo, redes sociais, em um esquema cheio de uma espécie de quadradinhos personalizáveis, semelhante ao Windows Phone 7.5. (Foto Acima)

A barra do iniciar também mudou e fica de lado, mas tem poucos recursos, a maioria das coisas ficará na Metro.

O que pode vir ainda neste novo Windows?

   O sistema deve ganhar uma versão beta em fevereiro de 2012, onde será possível ver mais detalhas. Mas existem algumas expectativas, como a possível compatibilidade com vídeos 3D sem precisar de softwares próprios. Existem também rumores que o Windows 8 possa rodar nativamente jogos de Xbox 360 e seja compatível com o Kinect, este último tem mais chance de acontecer, já que a Microsoft prometeu soluções para o Kinect em PCs em breve.

  Já é confirmado que o sistema vai trabalhar em uma arquitetura compatível com a dos tablets e é muito provável que a Microsoft lance junto com o sistema uma loja de aplicativos para Windows.A versão final do sistema só deve sair no segundo semestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário