No Brasil existem três cursos superiores bacharelado regulamentados pelo ministério da educação na área:
Aproximadamente 30% do conteúdo estudado nos cursos é praticamente o mesmo, mas existem sim bastante diferenças entre eles. Vai aí abaixo um resumo de cada curso.
Ciencia da Computação: mais focado em programação e computação. O aluno terá uma sólida formação em matemática, estruturas de dados, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas. O profissional vai resolver problemas reais através da computação seguindo carreiras de desenvolvimento de softwares, segurança digital, estrutura de redes e outros.
Sistemas de informação: O aluno aprende a aplicar os recursos da computação para resolver problemas de negócios, especialmente, de atividades corporativas. O curso é mais focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação.
Engenharia da computação: destaca-se na criação de projetos, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos ligados à computação. O engenheiro de computação é um profissional que fica no meio termo entre a parte física, ou seja, circuitos eletrônicos e hardware, e a programação.
Hoje, existem entre 200 e 300 mil vagas de trabalho no setor de TI. Estudos apontam que em 2014, com a Copa de Mundo serão cerca de 800 mil vagas disponíveis para esses profissionais.
Asista o vídeo do Olhar Digital e saiba mais:
(Dados de Olhar Digital)
Nenhum comentário:
Postar um comentário