domingo, 25 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: O que marcou este ano na tecnologia da informação?

   Todo final de ano eu gosto de fazer um apanhado do que aconteceu no mundo da tecnologia da informação. Se alguem tiver sugestões mandem!

   2011 foi sem dúvida um ano decisivo no mundo da tecnologia: mudanças no mercado, novas categorias de produtos, ganhos, uma grande perda, mudanças no panorama.

O adeus a Steve Jobs, o criador do computador pessoal e fundador da Apple, maior empresa de capital aberto do mundo!


   Esta foi sem dúvida a notícia da área de tecnologia e computação que mais repercutiu mundo a fora: no dia 5 de outubro foi anunciado pela Apple o falecimento do seu co-fundador Steve Jobs.
   Jobs fundou sua companhia ao lado de Steve Wozniak em 1976, ele foi responsável por criar um primeiro computador com linguagem PC do mundo , o Apple II e depois os Macs, primeiros computadores com interface gráfica e mouse, o usuário não precisava entender de programação para fazer o computador funcionar.Mas a Apple não decolou aí ,pois o mercado não entendia aquilo, na época em que a computação era feita em empresas e em grandes máquinas.Steve chegou a ser demitido da empresa que ele mesmo criou.
     Ele também fundou outras empresas, uma outra fabricante de computadores,a  Next  e a Pixar.
     Mas em 1996 Jobs retorna a Apple e começa a melhorar a situação da maçã, primeiro com o aprimoramento do Mac OS, lançando o iMac. Em 2001 ele muda o conceito de música digital com o iPod e logo depois com a iTunes Music Store, uma loja virtual onde o usuário poderia comprar músicas individuais, não sendo necessário comprar um album completo.  
  Por volta de 2003 ele cria notebooks mais finos e elegantes, como o Macbook Air.Em 2007 um marco na telefonia móvel, o iPhone, um celular com acesso a internet feito em uma tela muilti-toque.O iPhone ganhou mais 5 versões e é pra muitos o melhor celular já inventado. 
    Em 2010 ele revoluciona o próprio computador pessoal, criado por ele. Uma nova categoria de produtos, o iPad, visto no começo com muita desconfiança, e perguntas como; "pra que serve isso"? Inclusive minhas!  Em poucos meses o produto se torna desejo de consumo e inaugura uma nova era, a era dos tablets!
  Infelizmente nem tudo era alegria pra Steve Jobs, em 2005 ele descobriu que tinha um câncer no pâncreas, em 2009  ou 2010 não tenho certeza teve que fazer uma cirurgia de trasplante de fígado.
  Em fevereiro de  2011 Jobs anunciou o iPad 2, e afirmou que 2010 foi ano do iPad e 2011 seria do iPad 2 e de certa forma foi mesmo. Em julho apresentou o iCloud, um sistema que armazena dados na nuvem, ou seja em servidores remotos, assim o usuário não precisa guardar suas músicas, fotos e vídeos nos dispositivos, pode carrega-los pra todo lado desde que tenha uma conexão.
   Em agosto renunciou ao cargo de presidente da Apple, disse que não tinha condições de saúde pra continuar governado a companhia, que se tornou a maior empresa de capital aberto do mundo! E afirmou que os dias mais brilhantes da empresa ainda estariam por vir.Tim Cook um engenheiro também funcionário e amigo de Jobs assumiu o cargo.
   Em 4 de outubro a Apple apresenta o iPhone 4S ( ainda vou falar mais disso na restrospectiva). Um dia depois a empresa comunica o falecimento de Jobs aos 56 anos. A notícia foi instataneamente espalhada para o mundo tudo e foi assunto mais comentado nas redes sociais, chegando até a fazer os servidores do Twitter caírem.
  Termina a história de uma era, marcada pela genealidade e ousadia de um ser humano.Muitos podem até falar que eu sou fã da Apple, mas a companhia sem dúvida marcou muito a história da tecnologia da informação.
  Vamos ver com a Apple vai ficar sem Steve Jobs!

    Android se torna o maior sistema operacional móvel

    O sistema operacional desenvolvido pelo Google para celulares  registrou um marco muito importante em 2011, ultrapassando o Symbian e o iOS. O sistema que ganhou este ano as versões 2.2 e 2.3. Depois uma versão dedicada para tablets, a 3.0. 
     Steve Jobs acusou o Android de ser copia do iOS, a Nokia afirma que o sistema é muito difícil de usar e que isto não atraí os jovens.Eu sou usuário do Android e o sistema é um pouquinho difícil de se usar e configurar nos primeiros dias com seu aparelho novo,  mais logo você acostuma.E agora a versão 4.0 (apelidada Ice  Cream Sandwich) trouxe uma interface mais leve, mais parecida com a do iOS, mais simples e intuitiva.
   A loja de aplicativos para o sistema, a Market, se tornou também a loja com mais aplicativos no mundo, superando a App Store.
   O Android é um sistema livre e gratuito, ou seja qualquer um desenvolvedor pode pegar o código fonte e fazer algumas alterações, assim se você comprar um celular de uma marca com Android, o de outra marca vai ser diferente. 
  Atualmente as principais marcam que usam o Android são Samsung, Sony Ericsson, Motorolla, HTC,LG. Devo ter esquecido de algumas.

Vou escrevendo os assuntos que deram o que falar em 2011 ao longo da semana, acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário