segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: O que marcou este ano na tecnologia da informação?

Nokia faz acordo com Microsoft para  tentar frear Apple e Google

  A Nokia ainda é a maior fabricante de celulares do mundo, mas quando o assunto é smartphone a empresa não tem tanta força quanto Apple e Samsung. E agora a tendência é as pessoas comprarem cada vez mais celulares mais avançados e eles tem que estar prontos.

  Atualmente a Nokia adota o Symbian em seus dispositivos, um sistema operacional que é considerado atrasado em ralação aos mais modernos. Pensando nisto a fabricante fez um acordo com a gigante Microsoft para adotar o Windows Phone em seus smartphones, a companhia se recusa a adotar o Android.

   A Microsoft tem uma participação bem pequena no mercado de softwares móveis, comparado ao Google e Apple.Atualmente o Windows Phone, entra-se na versão 7.5 e é sim um sistema bem avançado, leve e intuitivo, mas não dá pra calcular seu sucesso ainda.A Nokia já tem dois celulares com o sistema, mas nenhum deles chegou ao Brasil, o que deve ocorrer bem no início de 2012. Os resultados do acordo só serão observados no ano que vem!

 Ano dos tablets!


    Talvez este seja o mercado que mais se consolidou me 2011, os tablets. A Apple já tinha feito barulho em 2010 com o iPad, e em 2011 a concorrência apertou. A Motorola lançou o Xoom, um forte concorrente, a Samsung lançou mais dois tablets da família Galaxy e causou polêmica ao ser acusada pela Apple de plágio(ainda vou falar mais)  Sony e HP também apresentaram os seus. A RIM lançou um com a marca BlackBerry, o Playbook, porém este ainda não conseguiu decolar bem. O Android ganhou versões dedicadas para tablets e a Market ganhou uma sessão com aplicativos feito para tablets

  Mas o iPad, que ganhou sua segunda versão nem março foi novamente o grande destaque, o aparelho parece ser ainda o preferido pela maioria.

  A Amazon lançou o Kindle Fire, um e-reeder, mais para tablet, que causou impacto e analistas dizem que ele é  forte concorrente para desbancar a Apple.

  Nesta natal as vendas foram grandes e o tablet foi um dos presente mais pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário