quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ataques a sistemas de GPS podem causar desastres globais

  Aviação, navegação marítima, carros, celulares e até bolsas de valores tudo está ligado ao GPS ou sistema de posicionamento global. Imagina se hackers atacam este sistemas e o que  pode acontecer se acaso ocorrer uma falha.!

  Um pouco de história: O conhecido Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês) montado pelo governo dos Estados Unidos, e o GLONASS, um sistema russo semelhante, foram ambos construídos para fins militares em medados da guerra fria mas agora estão disponíveis a qualquer um com um aparelho capaz de receber seu sinal, para que toda a terra seja coberta pelo sinal existem 24 satélites dedicados a isto.

  Agora especialistas em segurança se preocupam com os danos que poderiam ser causados por interferências ilegais em sinais, poderiam ocorrer acidente áreos, marítimos, interferências no mercado financeiro.

   Um exemplo de que isto pode ser bem comum aconteceu em aeroporto de Newark nos Estados Unidos, onde sistemas de navegação por GPS começaram a sofrer interferências devido a um caminhão com um aparelho barato que trafegava por ali. A situação é tão grave que já é vendido no mercado ilegal aparelhos que causam tais interfencias e existem até softwares na internet para isto. Mas atenção: o uso é ilegal por lei!

(Dados de Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário