quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Campus Party 2012: Ciborgue identifica cores pelo som.

  
  Você sabe o que é um ciborgue? Pela definição um organismo meio homem e meio máquina. Ficção? Não para o britânico Neil Harbissonesde , que desde 2004 usa um olho biônico que o faz ser reconhecido como parte humano, parte robô.

   Harbisson nasceu em 82 com uma acromatopsia, doença que o impedia de identificar cores. Para resolver a dificuldade ele recebeu o implante de um olho biônico. Além de trabalhar como artista visual e compositor, Harbisson luta pelos direitos dos ciborgue. O olho biônico de Harbisson transforma as cores em frequências sonoras. A partir delas, seu cérebro desenvolveu uma habilidade para identificar tonalidades.  Segundo Harbisson, os níveis de saturação mais altos emitem níveis de volume mais altos e vice-versa.

  “Eu passei a enxergar as cores. Até o dia em que eu sonhei colorido, com sons eletrônicos que eram cores. A partir daí, eu entendi o que é ser um ciborgue, que é o momento no qual a pessoa  não consegue mais diferenciar os sinais do software dos emitidos pelo meu cérebro" afirmou Neil.

   Hoje, o algoritmo do eyeborg de Harbisson reproduz 360 microtons sonoros que correspondem a 360 tons de cores. A escala de Harbisson permite a ele até “enxergar” em infravermelho e detectar raios ultravioleta. Por outro lado, cores brancas, pretas e cinzas não emitem sons, pois não possuem tons porém  enxergar o branco e o preto com seu olho humano.

   A fundação criada por ele,  Ciber Foundation ajuda as pessoas a se tornarem ciborgues e defende os direitos civis deles, como entrar no cinema com  uma câmera acoplada na cabeça, e explica como utilizar ferramentas eletrônicas como parte do corpo.

  Veja mais ou menos como o cérebro de Harbissonesde recebe as informações das cores:

(Dados de Info Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário