quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Facebook começa a vender ações nas bolsas.

  Se você é ligado em tecnolgia ou economia deve ter ouvido falar esta semana de um tal IPO do Facebook, eu demorei a postar aqui, porque eu tive que dar uma pesquisada para entender, mas não é nada de ste cabeças.

  O que acontece é o seguinte o Facebook abriu capital para que qualquer pessoa passa investir na empresa comprando ações, para isto eles fizeram uma Oferta publica inicial de ações, é o tal IPO! E isto começou ontem, dia 1 de fevereiro.
 
   A estimativa do valor que pode ser captado com a oferta é 5 bilhões de dólares. O Securities and Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado financeiro americano, já comprova: essa pode se tornar a mais grandiosa estreia de uma empresa de tecnologia na bolsa. O valor de mercado da companhia pode  atingir os 100 bilhões.

  O maior acionista é claro  o fundador do site,  Mark Zuckerberg, que detém 28,4% da empresa, Caso o valor de mercado da companhia atinja os 100 bilhões de dólares esperados ao fim da oferta, o jovem executivo acumularia 28 bilhões de dólares em ações. E ele ainda recebe um salário de  anual de 1,49 milhão dólares para presidir a própria empresa.

  Um panorama rápido: Atualmente o Facebook tem 845 milhões de usuários ativos, que postam  250 milhões de fotos por dia e distribuem 2,7 bilhões de"curtir" e comentários a cada 24 horas.
 A rede social foi oficialmente lançada em fevereiro de 2004 com  restrito aos alunos de Harvard. Desenvolvido por Mark Zuckerberg e um grupo de amigos, que na época incluía o brasileiro Eduardo Saverin, o Facebook logo caiu no gosto dos universitários e a expansão era uma questão de tempo.
Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook

(Dados de Info Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário